A Caixinha Mágica #1: «Vila Faia» (1982)

No dia em que se assinala 60 anos da televisão portuguesa, estreia uma nova rubrica no SobreTudo: 'A Caixinha Mágica', onde serão recordados os programas que marcaram o público português. Hoje recordamos a primeira telenovela portuguesa «Vila Faia».
Depois do sucesso de «Gabriela», a primeira telenovela brasileira exibida em Portugal, o ator Nicolau Breyner e o compositor Thilo Krassman foram os responsáveis pela primeira telenovela falada em português: «Vila Faia», com adaptação e diálogos do jornalista João Alves da Costa e de Francisco Nicholson, produzida pela Edipim e realizada por Nicolau Breyner.
Estreada a 10 de maio de 1982, a história centrava-se na vida da família Marques Vila, dona de uma empresa vinícola (Vila Faia era a marca dos vinhos) e também contava a história de amor entre João Godunha (Nicolau Breyner) e Mariette (Margarida Carpinteiro). Adelaide João, Anna Paula, Ana Zanatti, António Feio, António Montez, Carlos César, Cremilda Gil, Curado Ribeiro, Francisco Nicholson, Glória de Matos, Helena Isabel, Luísa Barbosa, Mafalda Drummond, Manuela Marle, Margarida Carpinteiro, Mariana Rey Monteiro, Nicolau Breyner, Rosa Lobato de Faria, Ruy de Carvalho, Tozé Martinho, Varela Silva, Vítor Norte e Vítor de Sousa foram alguns dos atores que integraram o elenco.
Embora as críticas iniciais, «Vila Faia», que esteve no ar durante 100 episódios até 28 de setembro de 1982, tornou-se um sucesso entre o público português. Prova disso é que a empresa J. M. Fonseca Internacional - Vinhos, Lda. criou uma marca de vinhos denominada «Vila Faia» que, nos dias de hoje, já não é comercializado. Vinte e seis anos depois, a RTP apostou num remake da telenovela.
  •  Os episódios de «Vila Faia» estão disponíveis no portal Arquivos RTP - clique aqui.

Comentários