A Caixinha Mágica #5: «Batatoon» (1998-2006)

Bem-vindos à quinta edição da rubrica 'A Caixinha Mágica'! Hoje recordamos o programa infantil «Batatoon».
Depois dos programas «Circo Alegria» e «Vamos ao Circo», os palhaços Batatinha (António Branco) e Companhia (Paulo Guilherme) voltaram a trabalhar juntos no pequeno ecrã com «Batatoon», na TVI. Estreado a 30 de novembro de 1998, o programa infantil deveria durar apenas três meses, mas o inesperado sucesso levou o canal a prolongá-lo.
Transmitido em direto, nas tardes de segunda a sexta-feira, contou com convidados musicais em estúdio, com um público de mais de trinta crianças, passatempos para os telespectadores, reportagens, sketches humorísticos e transmissão de séries de desenhos animados («Samurai X», «Navegante da Lua», «Powerpuff Girls», «Digimon Adventure», são alguns dos exemplos).
O estrondoso sucesso originou muitos produtos associados ao programa como a Revista Batatoon, CDs, bonés, bóias, estojos, colchões de praia, entre outros. A 15 de março de 2002, «Batatoon» foi suspenso após agressões físicas e verbais, em direto, entre Batatinha e Companhia.
Cinco meses depois, o programa voltou em formato de fim-de-semana, intitulado «Super Batatoon», sem a presença de Companhia (Paulo Guilherme), que durou vários meses. Em julho de 2006, o Batatinha regressou à TVI com o formato apenas nas manhãs de domingo. As baixas audiências ditaram, após algumas emissões, o fim definitivo do programa que marcou uma geração.

Comentários

Trending na última semana