A Caixinha Mágica #9: «Bon Chic» (2005)

Bem-vindos à nona edição da rubrica 'A Caixinha Mágica'! Hoje recordamos o programa «Bon Chic».
Depois da sua excêntrica participação no reality show «Quinta das Celebridades», onde se sagrou vencedor, em 2004, José Castelo Branco tornou-se sinónimo de audiências e foi trunfo da TVI nos anos seguintes.
Uma das apostas do canal foi atribuir a condução de um programa ao polémico marchand d'art intitulado «Bon Chic», estreado a 5 de março de 2005 e exibido nas noites de sábado. A atriz Joana França também integrava a equipa como voz-off da empregada Julieta.
«Num cenário, onde José Castelo Branco se sentirá como em sua casa, irão ser recebidos diversos convidados, alguns amigos do «anfitrião» e outras pessoas anónimas terão o privilégio e a oportunidade de ouvir os conselhos de José Castelo Branco, aprender regras de etiqueta e de comportamento social e até de modificar a sua imagem e estilo», dizia a sinopse.
Embora tenha sido líder de audiências na primeira emissão (mais de 700 mil telespectadores), o 'Conde' «não gostou do cenário, que considerou “medonho”, nem dos convidados presentes em estúdio, declarando que o programa “vai ter de dar uma grande volta”», escreveu o jornal Público de 8 de março de 2005.
Nas semanas seguintes, as audiências de «Bon Chic» entraram em queda e as críticas eram mais que muitas. A última emissão acabaria por ir para o ar a 18 de junho do mesmo ano.

Comentários