Rita Ribeiro revela que sofre de fibromialgia e é arrasada

Rita Ribeiro marcou presença na emissão da passada quinta-feira, dia 15 de fevereiro, do programa da TVI «Você na TV!», onde assumiu que é fibromiálgica há dois anos «para ser um voto de esperança para as pessoas» e referiu que a doença «não é incapacitante desde que uma pessoa se trate e se cuide».
A atriz recordou que sentia «muitas dores no corpo» e confessou que o diagnóstico «foi uma bênção» e que não toma um único medicamento, apenas faz «caminhadas diárias, de quatro, cinco quilómetros», alterou a sua «alimentação toda», toma «uma suplementação bastante grande» e recorre a «acupuntura, que já fazia há muitos anos».
Em comunicado, a Associação Portuguesa de Doentes com Fibromialgia lamentou a entrevista: «É triste conhecer uma pessoa pública que revela ser um ser humano com demasiada leveza de sentimentos, quase a atingir a leviandade, desconhecendo e desprezando o sofrimento de tantos milhares de doentes que não possuem a sua capacidade económica».
«Foi muito infeliz a Rita Ribeiro por se ter esquecido ou até ignorar os milhares de doentes fibromiálgicos que não têm as possibilidades que veio mostrar publicamente que diz possuir, revelando uma forma de egoísmo e crueldade que só poderemos lamentar. Mal escolhida, foi muito mal escolhida a Rita Ribeiro, para prestar o seu testemunho como figura pública e como sendo portadora de fibromialgia, se é que foi essa a intenção do programa», referiu a APDF.
Perante as críticas na página de Facebook da apresentadora Cristina Ferreira, Rita Ribeiro afirmou que não vai «entrar em competição com quem tem mais ou menos dores». «Nunca pensei tornar público um assunto que é da minha vida pessoal, mas quis partilhar soluções que na minha experiência me fizeram ter uma melhor qualidade de vida».



Comentários